O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O tabagismo causa dependência primeiramente devido a nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro.
Além da dependência física causada pela nicotina ainda temos a dependência comportamental que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco criada pelo fumante.
Apesar do apelo patrocinado pela mídia ter diminuído com o passar do tempo, o cigarro continua na liderança das drogas que causam um maior número de mortes no mundo, ultrapassando até mesmo a cocaína. Rituais são estabelecidos em torno do uso, o que fortalece o hábito é assim a dependência psicológica.
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina que é considerada uma droga bastante poderosa. Tanto quanto acocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos.
Se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, procure ajuda especializada.
O tratamento requer acompanhamento psicológico e medicamentoso.
Apesar das ações de prevenção terem apresentado um resultado bastante efetivo no combate ao tabagismo , este ainda lidera o ranking das drogas. O cigarro ainda é a droga que mais mata no mundo.( substituir no segundo paragrafo).
No dia mundial de combate ao tabagismo nossa meta é reduzir mais ainda as estatísticas de uso, experimentação e mortandade. É para isso que oferecemos tratamento personalizado através de médicos psiquiatras e que tem como coordenadora a psicóloga Tereza Raquel.
Artigo da Psicóloga Tereza
Marque uma avaliação.
Comece já! Ser difícil não significa ser impossível.
(21) 3553-6442
[iphorm id=21 name=”Tratamentos Nucleo”]