Fale pelo WhatsApp:

Você sabe a diferença entre o Psicólogo e o Psicanalista?

Compartilhe

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual profissional procurar quando se quer tratar a saúde mental: PSICÓLOGO OU PSICANALISTA.

foto: freepik

Por isso hoje, neste post, trouxemos algumas informações sobre esses profissionais. Confira:

O psicólogo é o profissional encarregado de estudar o comportamento humano, fazendo análises por meio da observação e também da interação para tentar diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas ao sistema emocional.

O tratamento de um paciente por um psicólogo costuma ter longa duração, já que ele tenta desenvolver a capacidade das pessoas de entenderem as causas daquilo que acontece com elas e o impacto disso em seus comportamentos.

Quando o psicólogo nota que o paciente precisa usar medicamentos, como antidepressivos, ele faz o encaminhamento a um psiquiatra.

O trabalho do psicanalista envolve uma análise bem próxima ao que é feito pelo psicólogo. A diferença é que sua técnica inclui um estudo do inconsciente.

O psicanalista vai propor questionamentos a você a partir da análise do seu discurso, investigando atos-falhos e involuntários. O objetivo é encontrar o equilíbrio do paciente com o seu eu-interior e questionamentos internos.

É uma proposta de busca profunda por autoconhecimento, que estimula o paciente a dizer tudo que passa em sua mente, desde sonhos e desejos, a experiência vividas ao longo da vida.

Veja também

Ana Café pela vida

Tamo Junto!