Fale pelo WhatsApp:

Virada de Preços! 31/10 – Simpósio Internacional

Compartilhe

Carta de Apresentação

2013 foi o ano do lançamento da 5ª edição do Manual Diagnóstico Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-5). Uma das mais expressivas mudanças na classificação psiquiátrica encontra-se no diagnóstico das dependências, começando pelo nome que agora passa a se chamar “Transtornos por Uso de Substâncias e outras Adicções”, (tradução livre), onde se incluiu o Jogo Patológico, renomeado para Transtorno do Jogo. Pela primeira vez o jogo de azar é alojado sob o mesmo guarda-chuva das dependências químicas. Também aparece no DSM-5 um diagnóstico sob estudo: o uso excessivo de jogos na internet (Internet Gaming Disorder).

Então, a partir de agora estes comportamentos são considerados como dependências, assim como quadros graves de uso de substâncias químicas. É o primeiro reconhecimento oficial das chamadas dependências comportamentais.

Neste espírito, resolvemos fazer a segunda edição do Simpósio nomeado de “Dependência, Compulsão e Impulsividade”, realizado no Rio de Janeiro em 2006.

O foco será a interseção entre as dependências químicas e comportamentais, a compulsividade e a impulsividade nestes transtornos, os novos diagnósticos que ainda vão surgir, e a influência de psicopatologias prévias. Tudo sem esquecer de promover debates com os principais temas relacionados às dependências químicas.

Analice Gigliotti
Presidente do Simpósio

simposio

Veja também

Ana Café pela vida

Tamo Junto!