Fale pelo WhatsApp:

Virada de Preços! 31/10 – Simpósio Internacional

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Carta de Apresentação

2013 foi o ano do lançamento da 5ª edição do Manual Diagnóstico Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-5). Uma das mais expressivas mudanças na classificação psiquiátrica encontra-se no diagnóstico das dependências, começando pelo nome que agora passa a se chamar “Transtornos por Uso de Substâncias e outras Adicções”, (tradução livre), onde se incluiu o Jogo Patológico, renomeado para Transtorno do Jogo. Pela primeira vez o jogo de azar é alojado sob o mesmo guarda-chuva das dependências químicas. Também aparece no DSM-5 um diagnóstico sob estudo: o uso excessivo de jogos na internet (Internet Gaming Disorder).

Então, a partir de agora estes comportamentos são considerados como dependências, assim como quadros graves de uso de substâncias químicas. É o primeiro reconhecimento oficial das chamadas dependências comportamentais.

Neste espírito, resolvemos fazer a segunda edição do Simpósio nomeado de “Dependência, Compulsão e Impulsividade”, realizado no Rio de Janeiro em 2006.

O foco será a interseção entre as dependências químicas e comportamentais, a compulsividade e a impulsividade nestes transtornos, os novos diagnósticos que ainda vão surgir, e a influência de psicopatologias prévias. Tudo sem esquecer de promover debates com os principais temas relacionados às dependências químicas.

Analice Gigliotti
Presidente do Simpósio

simposio

Ana Café pela vida

Tamo Junto!