Fale pelo WhatsApp:

SP tem mais de 1.600 vagas em cursos gratuitos para dependentes químicos

Compartilhe

dependenteVia Rápida Emprego, do governo estadual paulista, oferece cursos de qualificação

Em uma ação conjunta com o Programa Recomeço, o Via Rápida Emprego (do governo estadual paulista) oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para dependentes químicos na capital e no interior. O anúncio foi realizado na terça-feira (25), no Palácio da Justiça, em evento que marcou o balanço das atividades do Cratod (Centro de Referência de Álcool Tabaco e outras Drogas).Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, a qualificação profissional será uma oportunidade para a reinserção dos dependentes no mercado de trabalho.

— Todos os usuários necessitam de estímulo para recuperar a sua cidadania.Os cursos oferecidos são de diversas áreas.Em março, a carreta de Confecção Industrial do Via Rápida ficará instalada na Estação da Luz, na capital paulista, onde serão oferecidos cursos gratuitos de capacitação profissional nas áreas de corte, costura e confecção de vestuário.Os 120 participantes terão chance de aprender sobre o mercado da moda, confecção de peças de vestuário e utilização de maquinários e acessórios específicos de costura e acabamento. As aulas serão ministradas no interior do veículo, de segunda a sexta, para turmas de 20 alunos, nos períodos manhã, tarde e noite.Segundo o governo estadual, as unidades móveis são uma eficiente ferramenta de formação e capacitação.

O objetivo é propiciar um ambiente semelhante ao que é encontrado no dia a dia da profissão. Com duração de 100 horas, os cursos são ministrados por professores do Centro Paula Souza, autarquia estadual contratada pela SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).Oportunidades em Clínicas de ReabilitaçãoOutra iniciativa é a oferta de cursos de qualificação profissional para 1.540 dependentes químicos, internados em clínicas de reabilitação de 23 municípios do Estado, selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As aulas terão início a partir da segunda quinzena de março.

Serão contempladas as cidades: Agudos, Barretos, Birigui, Caçapava, Cajamar, Campinas, Catanduva, Estrela d’Oeste, Itanhaém, Itapecerica da Serra,Itapira, Itatiba, Jaboticabal, Jaci, Peruíbe, Pirajuí, Potirendaba, Santa Fé do Sul, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Tabapuã, Taquaritinga.Lançado em julho de 2011, o Via Rápida

Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela SDECTI, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Até o momento, o Programa já atendeu 140 mil pessoas com oferta de cursos em 645 municípios paulistas.

Fonte: Uniad

Veja também

Ana Café pela vida

Tamo Junto!