Fale pelo WhatsApp:

Doenças mentais atingem 10% da população mundial

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

(Fonte: ABP/Tribuna da Bahia)

Segundo informações exclusivas da Central Brasileira de Notícias, CBN, mais de 220 mil pessoas receberam auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, em 2014 por transtornos e doenças mentais. Este afastamento resultou a saída de aproximadamente R$ 25 bilhões de reais, em benefícios, dos cofres da Previdência Social.

As doenças mentais acometem cada vez mais pessoas, não somente no Brasil, mas no mundo todo.

Segundo o Atlas da Saúde Mental 2014 da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 10 pessoas no mundo sofre de algum tipo de transtorno mental.

O mesmo relatório revela que a atenção dada ao tratamento deste tipo de doença ainda é insuficiente para lidar com a grande demanda de pacientes. Os dados apontam que a média global é de que existe menos de um trabalhador de saúde mental para cada dez mil pessoas.

DEPRESSÃO

depressed-1473769

Dentre as doenças mentais mais comuns podemos citar a depressão, que atinge mais de 450 milhões de pessoas no mundo e já se tornou a doença mais incapacitante, segundo a OMS.

Os sintomas incluem:

  • pessimismo;
  • tristeza constante;
  • desinteresse;
  • insegurança;
  • possíveis pensamentos suicidas.

Segundo o Dr. Sérgio Lima, psiquiatra e diretor da Clínica Spatium, a depressão pode causar danos irreparáveis se não for tratada e acompanhada por um profissional.

“É normal que um dia ou outro nos sintamos tristes, mas a depressão não se trata de uma tristeza passageira. Ela dura semanas, meses e até anos, impede o paciente de ter uma vida normal e, nos casos mais graves, pode levar ao suicídio”, explica o especialista.

ANSIEDADE

homem-preocupado_1149-1177

Outra doença mental que atinge grande parte da população é o distúrbio de ansiedade generalizado.

O nervosismo e preocupação intensa fazem parte deste quadro clínico que pode ser causado pela enxurrada de informações que recebemos durante 24 horas, por estarmos conectados o tempo todo, sempre em contato com algum tipo de cobrança.

O transtorno do pânico também entrou para a categoria das cinco doenças mentais mais comuns nos dias de hoje.

Trata-se de um ataque de ansiedade com sintomas físicos, como:

  • taquicardia;
  • sudorese;
  • falta de ar;
  • dores no peito;
  • agitação.

TRANSTORNO BIPOLAR

rollercoaster-2-1533883

O transtorno bipolar, ou TB, é caracterizado pelas constantes alterações de humor em intensidades variadas.

“A vida numa montanha russa é a melhor frase para explicar como vive um paciente com TB que não faz nenhum tipo de tratamento. Ele fica descontrolado entre os picos de euforia e depressão alternados”, relata Dr. Lima.

ESQUIZOFRENIA

phobia-1431213

Com menor incidência, mas de igual (ou pior) gravidade, a esquizofrenia atinge 1% da população e é identificada em pacientes que perdem a noção do que é real, sofrendo com alucinações e delírios.

Para todas as doenças mentais citadas é altamente recomendável a realização de um tratamento com profissionais especializados em saúde mental.

Dessa forma, os familiares garantem a qualidade de atendimento e recuperação do paciente.

Deixe seu comentário

Ana Café pela vida

Tamo Junto!