Fale pelo WhatsApp:

Dia Mundial de Luta Contra Aids

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

aids-nucleo

A AIDS (síndrome de imunodeficiência adquirida) é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana). Foi primeiramente identificada nos Estados Unidos em 1981 e desde então vem se alastrando na forma de epidemia pelo mundo todo. As principais vias de transmissão do vírus são:

O uso de drogas , que é considerado um comportamento de alto risco para a infecção pelo HIV. Os usuários de drogas injetáveis podem se infectar quando usam a mesma seringa com outros. Mesmo as pessoas que não se injetam drogas mas as consomem de outra maneira podem se infectar por meio de relações sexuais sem preservativos. Diversos estudos têm mostrado que as pessoas sob efeito do álcool freqüentemente se envolvem em relacionamentos sexuais sem proteção.

Pesquisas mostram que os jovens brasileiros têm um bom nível de informação sobre sexo e comportamento de risco, sabem como se proteger, porém abrem mão de proteção, como a camisinha, quando há uma relação que julgam estavel.

Conclui -se que :

As informações sobre prevenção, camisinha e sexo seguro estão chegando aos jovens. Apesar disso, o alto uso de camisinha, que ocorre na primeira vez, diminui com a prática, com a idade e com a estabilização dos namoros.

Jovens que consomem alcool tem número de parceiros mais elevado do que entrem os usuarios de maconha.

Hoje, dia 1 de Dezembro gostariamos de fortalecer essas informações junto aos jovens e sua faamilias para que haja maior orientação sobre fatores de risco como o uso de metodos contraceptivos que não sejam a camisinha, o uso de anti concepcional abre as portas para o sexo inseguro.

Hoje os riscos do sexo na adolescência vão muito além de uma gravidez precoce. Estamos falando do risco destes jovens contrairem Aids e outras doenças sexualmente transmissiveis.

Deixe seu comentário

Ana Café pela vida

Tamo Junto!