Fale pelo WhatsApp:

brasileiros não querem votar em candidatos que aceitam financiamento das indústrias de fumo, álcool, armas e agrotóxicos

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Matéria veiculada pelo jornal O Globo mostrou que a maioria dos brasileiros não quer votar em candidatos que aceitam financiamento das indústrias de fumo, álcool, armas e agrotóxicos. O jornal mostrou a pesquisa da Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+), feita pelo Instituto Datafolha. A maioria disse que não votaria em candidato que recebesse dinheiro das indústrias de armas (92%), tabaco (89%), álcool (89%) e agrotóxicos (82%).

cerveja

A população também reprovou o financiamento de campanha eleitoral pelos setores automobilístico e bancário: 53% e 58%, respectivamente, não votariam em candidatos apoiados por estes setores. O percentual é mais baixo entre os que não votariam em candidatos financiados pelas indústrias de alimentos (38%) e de confecções (44%). De acordo com a pesquisa, 79% dos entrevistados acham importante saber quem são os doadores de campanhas, contudo 70% revelam não ter nenhuma informação a respeito.

Esses dados demonstram a necessidade de maior transparência e facilidade de acesso às informações sobre o financiamento eleitoral por empresas. Foram feitas 2.013 entrevistas, com pessoas acima de 16 anos, entre 4 e 8 de agosto, em 135 municípios das cinco regiões do país.

Clique Aqui e leia as informações concedidas pela diretora de comunicação da ACT+, Anna Monteiro, e tenha acesso à pesquisa.

Tags: Abead, ACTbr, Eleições 2014

Deixe seu comentário

Ana Café pela vida

Tamo Junto!