Fale Conosco:

Universidade está usando realidade virtual para tratar usuários de drogas

Compartilhe

27923.43033-maconha
Pesquisadores norte-americanos da Universidade de Huston, no Texas, estão construindo um mundo virtual hiper-realista para recriar situações que favoreceriam o uso de drogas recreacionais como nicotina, álcool, maconha, além de substâncias mais pesadas, como heroína.

O principal objetivo das simulações é ajudar usuários dessas substâncias a superarem a dependência, através do ensino de estratégias de como evitar o uso em situações sociais.Os voluntários utilizam equipamentos de realidade virtual, como visores e fones de ouvido, e são colocados dentro de um ambiente simulado, como uma festa. Lá, eles irão interagir com pessoas virtuais e passarão por situações de convite ao uso dessas substâncias.De acordo com os pesquisadores, isso cria um efeito mais realista e efetivo para o usuário de drogas, que aprenderá como recusar e evitar a substância virtual.

De acordo com o corpo técnico da pesquisa, o mais importante é que o cenário virtual seja o mais realista possível. Ainda segundo os pesquisadores, um alcoólatra em recuperação, por exemplo, está acostumado com uma experiência específica com a bebida no dia-a-dia. Se a versão virtual não for igual, a situação não será aplicável a ele.O time de pesquisadores está até utilizando diferentes aromas artificiais, como fumaça de cigarros comuns e de maconha, para tornar os ambientes virtuais ainda mais imersivos.

O grupo afirma que já testou o ambiente virtual para o tratamento de fumantes e agora está pronto para começar teste com usuários de drogas pesadas, em especial a heroína. Para recriar a situação exata de uso dessa droga, o grupo está trabalhando com pesquisadores de campo e dependentes químicos.Em seguida, os dependentes “simulam” o ritual de uso da droga e têm seus movimentos capturados e digitalizados para serem inseridos no mundo virtual.

[divider][/divider]

Para acessar os vídeos das simulações do uso do cigarro e maconha, segue o link:

[divider][/divider]

Autor:
Fonte: Motherboard