Fale pelo WhatsApp:

Grupo para Melhor Idade

A terceira idade deveria ser um momento de prazer, no qual as responsabilidades diminuem e o tempo para se cuidar e estar consigo mesmo, com a familia são cada vez maiores. Mas a realidade não e esta. Nos deparamos com quadros de dor, desamparo e solidão. Verificamos que a expectativa para doenças mentais, incluindo quadros demenciais e transtornos funcionais, vem crescendo conforme cresce a expectativa de vida do brasileiro.

Muito comum com a passagem para a terceira idade e a depressão, que costuma ser acompanhada por queixas somáticas, hipocondria, baixa auto-estima, sentimentos de inutilidade, humor disfórico, tendência autodepreciativa, alteração do sono e do apetite, ideação paranóide e pensamento recorrente de suicídio. Os sintomas da depressão geralmente, estão associados à presença de doenças físicas ou ao uso de medicamentos.As causas de depressão no idoso configuram-se dentro de um conjunto amplo de componentes onde atuam fatores genéticos, eventos vitais, como luto e abandono, e doenças incapacitantes, entre outros. Cabe ressaltar que a depressão no idoso freqüentemente surge em um contexto de perda da qualidade de vida associada ao isolamento social .

Outros fatores preocupantes e debilitantes são os sentimentos de frustração perante os anseios de vida não e as constantes perdas nesta faixa etária – do companheiro, dos laços afetivos e da capacidade de trabalho – bem como o abandono, o isolamento social, a incapacidade de reengajamento na atividade produtiva, a ausência de retorno social do investimento escolar, a aposentadoria que mina os recursos mínimos de sobrevivência, são fatores que comprometem a qualidade de vida e predispõem o idoso ao desenvolvimento de depressão e hoje constantemente ao desenvolvimento de alcoolismo e dependência de substancias, principalmente as medicamentosas.

melhor-idade
Clique para ampliar

O tratamento da depressão, como também de outras doenças neuropsiquiátricas no idoso, constitui um desafio que envolve intervenção especializada. As estratégias de tratamento, envolvem psicoterapia, intervenção psicofarmacológica e terapia ocupacional.

Oferecemos para abordagem e tratamento medicos especializados, psicólogos e terapeuta ocupacional para manutenção de atividades grupais.

3idade

O objetivo da Terapia Ocupacional na terceira idade e empregar atividades de trabalho e lazer no tratamento dos distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais.
Utilizamos nos encontros grupais tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia do idoso com dificuldade de integrar-se à vida social, buscando desenvolver cada vez mais nestes indivíduos auto confiança.

[divider]Insert your text here[/divider]

Para ajudar familiares e pessoas próximas do idoso a identificarem a depressão, existem várias ferramentas, sendo a mais comumente utilizada a escala de depressão geriátrica. O método faz parte do Guia de Bolso de Clínica Médica, no capítulo escrito pelos doutores geriatras André Kayano e Ianna Braga. Faça o teste a seguir respondendo sim ou não:

 

[check_list]

  • Insatisfeito com a vida?
  • Interrompeu muitas de suas atividades?
  • Sente que sua vida está vazia?
  • Aborrece-se com frequência?
  • Tem medo que algo ruim lhe aconteça?
  • Não se sente de bem com a vida, de bom humor a maior parte do tempo?
  • Falta alegria a maior parte do tempo?
  • Sente-se desamparado com frequência?
  • Prefere ficar em casa a sair e fazer coisas novas?
  • Acha que tem mais problemas de memória que as outras pessoas?
  • Não está contente de estar vivo?
  • Sente-se esgotado e sem energia?
  • Pensa que não vale à pena viver como vive agora?
  • Acha que a maioria das pessoas está em situação melhor que a sua?

[/check_list]

 

Deseja saber mais informações:

Preencha o formulário abaixo.

[iphorm id=5 name=”Terceira-Idade”]