Fale Conosco:

SUS oferece tratamento para o tabagismo e dependência de nicotina 

Compartilhe

O Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), visando ajudar no combate ao tabagismo e à dependência da nicotina, com objetivo de reduzir o número de usuários no país. A medida foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial.

O novo PNCT terá como missão montar uma rede de tratamento do tabagismo no SUS, como o Programa Saber Saúde, campanhas educativas e a promoção de ambientes livres de fumaça do tabaco. A implementação do programa será responsabilidade das secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com coordenação nacional pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além da gestão, o programa atuará em três outros eixos: cuidado integral, educação e vigilância. O cuidado integral engloba prevenção, promoção da saúde, tratamento, prevenção da iniciação ao tabagismo e proteção contra a exposição à fumaça, a fim de evitar o consumo passivo. 

No eixo educação, o programa prevê a qualificação de profissionais de saúde, gestores do PNCT e profissionais de vigilância sanitária, além de incentivar ações educativas para a população. Já o eixo vigilância em saúde foca no monitoramento do consumo de tabaco, seus derivados, produtos fumígenos e até mesmo produtos ilegais.

(Imagem: Pexels)

É uma iniciativa importante para promover a saúde e o bem-estar de todos. Segundo, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) aponta que o Brasil, em 2019, ainda mantinha 12,8% da população usuária de derivados do tabaco, além de 9,2% de fumantes passivos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a cada dia, no país, 443 pessoas morrem por causa do tabagismo. 

O Tabagismo pode ser tratado, então se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda para parar de fumar, agora existe suporte disponível através do SUS. Vamos juntos na luta contra a dependência da nicotina.

Imagem de capa: Pexels