Fale Conosco:

O ano começou e você já se sente desanimado?

Conheça as razões mais comuns
Compartilhe

Conheça as razões mais comuns que levam as pessoas a se sentirem desanimadas

Depressão
Um dos sintomas mais comuns da depressão é a anhedonia, que é a falta de interesse em realizar atividades, principalmente aquelas que um dia foram prazerosas. A depressão pode causar grandes estragos na vida do paciente. Porém o tratamento e acompanhamento psicológico são imprescindíveis para uma melhora positiva no ânimo e produtividade do mesmo.

Medo do fracasso
Isso pode ser explicado facilmente com a tradição Sul Asiática, onde os pais criam seus filhos exigindo atitudes perfeccionistas. Esta cobrança extrema acaba levando crianças e adolescentes a acreditarem que cometer erros é considerado um “defeito”. Ou seja, o medo inerente do fracasso leva o indivíduo a evitar o trabalho ou qualquer outra atividade. Em vez disso, pessoas com medo de falhar acham que é mais seguro não possuir objetivos do que tê-los, tentar alcançá-los e fracassar.

Baixa autoestima
Pessoas com baixa autoestima tendem a acreditar que não são capazes de ter sucesso, e praticam auto sabotagem com frequência. Perdem prazos, procrastinam, assumem múltiplas responsabilidades sabendo que não é possível realizá-las, ou dedicam o mínimo de esforço em ambas, para que assim, quando o projeto ou tarefa não for executado com perfeição, exista uma desculpa para tal – “estava envolvido em outras coisas”. Desviar a responsabilidade pessoal por seus erros ajuda a preservar um delicado senso de si que acompanha a baixa autoestima.

Procrastinação
A procrastinação ocorre por uma variedade de motivos, incluindo sobrecarga, depressão, ansiedade ou medo de falhar, entre outros. Quando a procrastinação se torna um hábito, a motivação para perseguir os objetivos se extingue.

Estresse
O estresse esgota uma quantidade significativa da nossa capacidade cognitiva e emocional. Algumas pessoas lidam com o estresse evitando compromissos, ajudando a incutir o desânimo em seu próprio psicológico. A falta de sono devido ao estresse também pode afetar o ânimo.

Como lidar com o desânimo

Atividades físicas, pausas frequentes para relaxar e manter a alimentação e o sono em ordem ajudam a melhorar o humor, a ansiedade e o estresse. Ao aliviar estes sintomas, sentir ânimo novamente fica muito mais fácil.

Se você se encontra incapaz de identificar o motivo do desânimo, ou sente que está sendo prejudicado demais no seu dia a dia, considere buscar o auxílio de um psicólogo que possa lhe ajudar a encontrar a raiz do problema, bem como prover as ferramentas necessárias para combatê-lo.

Fonte: Psicologo e Terapia