Fale pelo WhatsApp:

Mitomania

Você conhece a doença da mentira?
Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Foto Freeimage

No primeiro dia do mês de abril é comemorado o Dia da Mentira, conhecido por criar e espalhar boatos “inofensivos” como forma de assinalar a data.

Entretanto, algumas pessoas possuem tendência a contar mentiras de forma compulsiva, o que se torna um transtorno psicológico conhecido como mitomania.

Uma das grandes diferenças do mentiroso esporádico para o mitômano é que no primeiro caso a pessoa mente para ter proveito ou vantagem em alguma situação, enquanto o mitômano mente com o objetivo de aliviar alguma dor psicológica, sentir-se confortável com a própria vida, parecer mais interessante ou ter assuntos que se encaixem em um grupo social que não se sente capaz de entrar.

A mitomania tem tratamento. Ele pode ser feito através de sessões psiquiátricas e psicológicas, onde o profissional que acompanha o caso ajudará a pessoa a entender quais são os motivos que levam a criação das mentiras e assim, ao esclarecer e entender o porquê desta vontade surgir, o paciente pode iniciar a mudança de hábitos.

Cabe também tratamento com antidepressivos e ansiolíticos.

Ana Café pela vida

Tamo Junto!