Fale Conosco:

Depressão e suicídio devem marcar nova onda da Covid-19

Compartilhe

Centenas de brasileiros sentem um impacto da pandemia que vai além dos já conhecidos na saúde física ou respiratória nos últimos seis meses. É um problema que afeta diretamente a saúde mental das pessoas em quarentena e pode deixar sequelas.

— Os transtornos mentais são decorrências da vulnerabilidade biológica de uma pessoa e dos fatores ambientais. Se você tem uma boa base e reserva biológica, vai depender de uma situação muito estressante para desencadear um quadro desse tipo. O que acontece é que temos de fato hoje uma situação ambiental muito particular. Primeiro, causada pelo medo da infecção e da morte. Depois, pela quarentena e o isolamento social.

O detonador são as condições que acompanham o isolamento.

— O que o torna estressante é a angústia que pode acompanhar esse isolamento. É quando a pessoa começa a sofrer. Começa a ter aperto no peito, ansiedade, insônia. Famílias inteiras precisaram se reorganizar em novas realidades nesse período .

São situações particulares de angústia e solidão que se somaram a outras, estruturais, de desemprego, insegurança e medo em relação ao futuro.

— Os fatores ambientais estão mais desfavoráveis à vida humana. E o que temos é aumento de ansiedade e pânico, depressão, transtorno do estresse pós-traumático, incidência de psicoses.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui

Fonte: O globo